Solar Cookers International Network (Home)

 

Cozinhar com o calor do sol, fazer para aprender

Os cuidados na construção do Fogão Solar

O Fogão Solar "GIRASSOL"
Na edição da semana passada demos a conhecer "... uma experiência bem sucedida em Timor Leste" com o Fogão Solar designado "GIRASSOL" que, e pela primeira vez, foi apresentado no Concurso Solar Padre Himalaya, promovido pela SPES - Sociedade Portuguesa de Energia Solar, no ano de 2004, da autoria do Eng. Armando Herculano.
Nesta edição desejamos pormenorizar uma outra experiência que também conduzimos, desta vez com o 3º ano da Agrária da UNTL/FUP em 22 de Fevereiro passado, tão bem sucedida como a primeira. Com o Fogão Solar, como em muitas outras coisas na vida, é preciso fazer para aprender.
Nos Fogões Solares temos vindo a aplicar materiais novos comprados em Dili. Porém, é possível fazê-los a partir do aproveitamento de materiais diversos, tais como caixas de cartão e latas, aparentemente sem utilidade e que seriam atirados para o lixo.

O Fogão Solar
O êxito de um Fogão Solar reside na boa concepção e depois na boa construção de cada um dos três elementos que o formam, na sua correcta conjugação e utilização: o reflector/concentrador, a estufa e o tacho.

O Reflector/Concentrador
Num Fogão Solar a superfície reflectora é a parte que mais e melhor se vê por ser a de maior tamanho e, por isso, a que mais chama a atenção. A sua função é a de captar os raios de sol e depois reflecti-los sobre um mesmo ponto; é nesse ponto de concentração dos raios solares, e onde, por consequência, a temperatura vai ser mais elevada, que vai ser colocado o tacho com os alimentos a confeccionar.
A superfície reflectora ideal é constituída por espelhos; porém, não é preciso tal exagero que tornaria o fogão pesado, caro, e exigiria manipulação cuidada. Para a superfície reflectora usámos papel prateado colado sobre madeira.
A base da superfície reflectora, em forma de concha, é formada por seis peças que são placas planas. Há ainda três painéis reflectores rectangulares que, em funcionamento, se colocam verticalmente.
Todas as peças do reflector foram desenhadas sobre uma placa de "triplex" e seguidamente recortadas com serrote manual. São estas peças que podem ser de cartão rijo, ficando assim o fogão mais barato. Durante o funcionamento do fogão o reflector aquece um pouco, mas nunca corre o risco de arder.
Na fase seguinte procedeu-se à colagem do papel prateado, com cola para madeira; é uma tarefa delicada, que deve ser executada com cuidado, para que a superfície do reflector fique bastante lisa, a imitar um espelho.

A Estufa
A estufa tem a importante função de reter e acumular o calor no seu interior. Deve ser feita de material muito transparente, tal como o vidro, para deixar entrar o sol e aquecer o tacho que se coloca dentro dela.
Usámos uma folha de plástico muito transparente e maleável, tipo cristal. Porém, foi necessário construir uma estrutura em bambu para servir de suporte ao plástico. Esta estrutura é composta, geometricamente, pelas arestas de um prisma pentagonal irregular. De notar que a estufa assenta sobre uma superfície de 5 lados, pentágono.A construção deve ser cuidada bem como a colocação do plástico nas faces superior e laterais da estrutura de bambu. Para fazer a sua tarefa, de reter e acumular o calor no seu interior,aestufa não pode terburacos.

O tacho
O recipiente onde a comida vai a cozinhar pode ser o habitual tacho ou panela, ou simplesmente uma lata. Tem de ser de cor escura, de preferência preta, pois que só a cor preta absorve a totalidade de radiação; depois, por condução, transmite aos alimentos o calor que recebe. Para a pintura exterior podem pintar-se os recipientes com tinta própria para tubos de escape de automóvel ou motos, que suportam temperaturas superiores a 600ºC. Vulgarmente são vendidos em "spray".
As cores claras reflectem a radiação sendo por isso menos convenientes.
Os recipientes de barro, desde que de cor escura são bem adaptados ao uso em Fogões Solares pois que "conservam melhor o calor".

A terminar
Num Fogão Solar é preciso que tudo seja bem feito e bem usado: o reflector bem revestido e bem virado ao sol, a estufa bem transparente e bem fechada, o tacho bastante escuro ou preto. Depois é só esperar 2 ou 3 horas, sem receio de a comida fique queimada; é esta última mais uma das vantagens dos Fogões Solares.
 

Prof.António Palma Serafim e Armando Herculano Lopes Ferreira

 

This document is published on The Solar Cooking Archive at http://solarcooking.org/portugues/timor1.htm. For questions or comments, contact webmaster@solarcooking.org