Solar Cookers International Network (Home)

 

A crise de energia em escala global

Fogões solares oferecem uma solução prática

Por Bob Metcalf

A atual crise de energia na Califórnia, acompanhada por apagões, tem recebido uma grande atenção por parte da mídia e dos políticos. Por outro lado, há outra crise de energia no mundo, quase invisível em países ricos como o nosso (Estados Unidos da América), que está no foco da única organização não-lucrativa em Sacramento, Solar Cookers International (SCI).

Entre no modesto escritório da SCI na 21st Street entre S & T e nas paredes você verá deslumbrante fotos da África e da América Latina. Elas mostram mulheres e crianças carregando 20 quilos de madeira em suas cabeças e suas costas, que elas gastaram horas coletando a quilômetros de suas casas. Essas fotos representam as 2,5 bilhões de pessoas, mais do que um terço da humanidade, que dependem de combustíveis tradicionais para uma função essencial da vida: cozinhar.

Para essas pessoas que dependem de lenha, custa cerca de duas libras de madeira por pessoa por dia, cada uma, para cozinhar sua comida. Para uma família de cinco pessoas, isso significa 3.650 libras de madeira em um ano! As pessoas pobres agora buscam madeira com dificuldade para cozinhar, causando danos sérios ao seu ambiente, causando o desmatamento local. Os 40 países mais pobres do mundo, mais de 70% do combustível vem de escassos suprimentos de lenha, ou, nas cidades, de carvão ineficientemente produzido de madeira. Na Tanzânia, com 32 milhões de pessoas, mais de 90% da energia do país vem de madeira e carvão. Isso signifca cerca de 60 milhões de libras queimadas até as cinzas todo dia! Isso não é sustentável.

A boa notícia que vem do Solar Cookers International é que com a luz do sol, há uma alternativa simples para substituir o fogo no cozimento. Em muitos países em desenvolvimento, os fogões solares são usados entre 200 e 300 dias por ano.

As raízes do SCI estão ligadas a Barbara Kerr e Sherry Cole, mulheres do Arizona, que em 1976 desenvolveram o primeiro fogão solar prático, o fogão solar do tipo caixa, feito de papelão, folha de alumínio e um pedaço de vidro. Eu comprei um fogão solar de caixa delas em 1978, minha primeira visita à Califórnia. Eu fiquei espantado pois o cozimento solar foi tão fácil quanto cozinhar dentro de casa com nosso fogão e forno elétricos durante a estação do sol em Sacramento, entre Março e Outubro. SCI foi fundado em 1987, quando Bev Blum of Stockton liderou o esforço para estabelecer uma organização que iria ajudar a difundir esta transformadora informação com o mundo.

Em 1994, voluntários de SCI desenvolveram o fogão solar mais simples do mundo, o Cookit, que poderia ser usado em situação de emergência como a que ocorreu em Ruanda. O "Cookit" é um painel de papelão com folha de alumínio que direciona a luz solar para uma vasilha escura que está dentro de um saco para cozimento em forno. O saco transparente deixa entrar, mas prende o calor. De duas a três horas de luz do sol é suficiente para cozinhar para 5 ou 6 pessoas com um Cookit. Nesses últimos cinco anos, o SCI tem conseguido recursos para cozimento solar e treinamento para ajudar mais de 16.000 refugiadas e suas famílias no leste da África.

Pesquisas recentes tem mostrado que o Cookit também pode pasteurizar água contaminada se substituirmos a jarra ou pote escuro no Cookit por várias horas, sem a necessidade de um saco para cozimento em fornos. Essa aplicação pode ser importante para um número estimado de 1,2 bilhões de pessoas que não tem acesso a água segura para beber e sofrem doenças e morrem em conseqüência delas.

Eu convido aqueles que não estão familiarizados com o cozimento solar para adquirir um Cookit da SCI para usar este ano. Para cada US$20 (formulários para pedidos aqui), SCI pode ajudar uma família de refugiados no Quênia e Etiópia com um  Cookit, vasilha e treinamento. Usando um Cookit, você reduz um pico de demanda de eletricidade nesse verão e conseguir uma deliciosa refeição em troca.Você também pode ensinar as pessoas porque que todos nós que conhecemos o cozimento solar são tão apaixonados em divulgá-lo no mundo inteiro para promover justiça ambiental e social. Então junte-se a nós: nós ainda temos alguns bilhões de pessoas a quem alcançar!

Bob Metcalf é professor de ciências biológicas na California State University Sacramento e voluntário da SCI.