Enlatando frutas em um fogão solar

"Se eu pudesse usar meu SBC para apenas uma coisa, eu o usaria para enlatar" diz Eleanor Shimeall. "O processo no fogão solar é muito mais simples do que os métodos convencionais. Eu gasto apenas 10 minutos de preparação começando de uma tigela de fruta fresca colocada no fogão. Uma vantagem é que o calor benigno do sol não destrói a cor perolada da fruta."

Eleanor defende tanto o enlatamento solar que ela tem dado demonstrações "em campo", sem benefício das facilidades da cozinha convencional. Ela também inclui um capítulo sobre esse assunto no livro dela, Eleanor's Solar Cookbook (Livro de Cozinha Solar da Eleanor).

Ela diz que ela usa jarras para enlatamento ou jarras tais quais aquelas usadas para comercializar molho para espaguete, que tem um anel de borracha ao redor do lado de dentro da rosca da tampa.

Eleanor usa o método da "esterilização terminal": começa com limpeza das jarras de vidro e sua tampa, coloca frutas ou tomates, açúcar seco ou sal, água até completar a jarra. Você deve deixar espaço para a expansão do conteúdo durante o cozimento. Torça as tampas das jarras tão apertadamente quanto você possa e coloque-as no fogão solar. Uma vez que o conteúdo da jarra forme bolhas por baixo da tampa, a jarra e o conteúdo estão esterelizados.

As tampas com anel de borracha são feitas para liberar vapor durante o enlatamento. Uma vez que a temperatura correta tenha sido alcançada, o conteúdo da jarra irá ferver e fluir sob a tampa apertadamente enroscada. Remova as jarras uma a uma, à medida que elas ferverem. Enxugue, limpe e reserve longe de correntes de ar para resfriar lentamente. Enquanto a jarra esfria, a tampa é empurrada para baixo para formar um selo de vácuo. Verifique cada jarra esfriada para ter certeza que ela está selada apropriadamente batendo com uma colher e ouvindo uma nota clara de sino, ou pressione a tampa suavemente para baixo para ter certeza que ela não se move nem para cima, nem para baixo. Se a jarra não estiver selada. adicione mais líquido ou outro tomate e reprocesse. A qualidade não será prejudicada.

Enlatamento solar é seguro apenas para comida ácida. Comida ácida são tomates, seus sucos, composta e geléia. NÃO ENLATE CARNE OU VEGETAIS NO SEU FOGÃO SOLAR!!! Não adianta nem mesmo adicionar ramos de salsa visto que o botulismo pode crescer em qualquer comida não ácida!

 

This document is published on The Solar Cooking Archive at http://solarcooking.org/portugues/canning-pt.htm. For questions or comments, contact webmaster@solarcooking.org