Solar Cookers International Network (Home)

 

O Fogão de Painel de Conjunto Duplo (FPCD)


Por Teong H. Tan

 

Quando eu vivia na Malásia, um país muito próximo da linha do Equador, meu kit caseiro de cozinhar (Cookit) funcionava muito menos eficientemente quando a altitude do sol era muito alta. Parece que a amplitude da altitude do sol, nos trópicos e na zona temperada durante o verão, é muito grande para fogões feito com conjunto de painéis fixo funcionarem com eficiência completa. O Fogão de Painel de Conjunto Duplo (FPCD) descrito aqui foi projetado para diminuir esse efeito, usando dois diferentes conjuntos, para concentrar melhor a luz do sol de acordo com a sua altitude.

 

FPCD é feito de uma simples folha de papelão, medido 4’ x 3’ (aproximadamente 122 cm x 92 cm), com uma folha de alumínio em um dos lados (veja a planta do FPCD abaixo). O FPCD é barato, simples e fácil de construir, e pode ser produzido em massa facilmente.

 

O desenho do primeiro modelo de FPCD, de acordo com a planta, é em uma folha de papelão 4’ x 3’ (122 cm x 92 cm). Corte ao longo das linhas sólidas e dobre ao longo das linhas pontilhadas. Esteja certo de que todas as dobras foram bem feitas e que o fogão pode assumir livremente a forma apropriada quando for montado. Faça uma fenda central com largura equivalente a espessura de duas folhas de papelão colocadas juntas. Depois, cole a folha de alumínio e o fogão está pronto para ser usado.

 


                                                           Planta do FPCD                           


Para cozinhar com o sol em baixas altitudes, menores do que 65 graus, os dois painéis triangulares da frente, em cada asa lateral do FPCD deve ser colocada debaixo da base trapezoidal (veja a foto a direita). Nessa configuração, o FPCD funciona e tem um desempenho bastante bom, o mesmo que o Cookit.

 

O painel retangular dianteiro pode tanto ficar apoiado na superfície como ser apoiado sob um pequeno objeto, quando necessário um ângulo de refleção apropriado.

 

Para cozinhar com o sol em altitudes altas, acima de 60 graus, os dois painéis triangulares da frente, em cada uma das asas laterais, são colocadas sobre a base trapezoidal. As duas pequenas abas encaixarão dentro da fenda central, no painel retangular dianteiro, para manter a forma do fogão (veja a foto a seguir). Nesta configuração, FPCD tem desempenho mais eficiente com painéis extras.

 

Se for preciso, amarre as duas abas triangulares juntas, com uma pequena linha mantendo os dois painéis triangulares ainda mais juntos.

 

Para cozinhar, primeiro monte o FPDC de acordo com a altitude do sol. Vire o fogão na direção do sol. Ponha a comida dentro da vasilha preta de metal, e coloque-a em um saco para forno ou em uma vasilha de vidro transparente que possa ser tampada. Coloque o conjunto no meio da base FPCD, eleve-o cerca de duas polegadas (aproximadamente 5 cm) acima da base, usando tripé ou uma gaiola de arame, para colocar a vasilha no foco próprio do fogão. Na configuração para altitude solar alta, a elevação do conjunto permite usar uma vasilha com diâmetro maior do que 7,5 polegadas(aproximadamente 19 cm), porque adicionam painéis reflexíveis na frente do restrito espaço disponível na base.